quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O CORAÇÃO




TEXTO BASE: (Mateus 22:35-40)

“E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”

Amados, Jesus expos que o maior mandamento é amar o Senhor nosso Deus de todo o nosso coração, e de toda a nossa alma, e de todo o nosso entendimento. O interessante é que Jesus colocou nesta ordem estas três palavras: coração, alma e entendimento. Nas escrituras sagradas encontramos esta citação em quatro livros diferentes, dentre as quais, três foram citadas por Jesus e uma por Moisés: (Deuteronômio 6 : 5) ; (Marcos 12:30) ; (Lucas 10:27) e (Mateus 22:37).

Jesus o dono de todo conhecimento, sabedoria e ciência (Colossences 2:2-3), não usaria estas palavras nessa ordem sem proposito. Quando falamos em coração, pensamos em emoções e sentimentos( lado Sentimental); quando falamos em alma, pensamos no lado espiritual; quando falamos em entendimento, estamos nos referindo ao lado racional da coisa.

Jesus nos disse: o maior mandamento é amar a Deus de todo o seu coração. O inimigo (diabo) veio para matar, roubar e destruir ( João 10:10) e ele usa de muitas ciladas e estrategias para tentar nos afastar de Deus. E a sua principal tática é afetar aquilo que usamos para amar a Deus, o nosso coração. Se o inimigo conseguir preencher o nosso coração com outras coisas, ele estará afastando o nosso coração de Deus. Deus não quer que o amemos somente com uma parte do nosso coração, mais com todo o nosso coração. “(…)Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração,(…)” (Mateus 22:37)

Hoje principalmente a junventude esta sendo aprisionada por emoções e sentimentos implantados pelo diabo que visam somente encher o coração dos jovens de tristeza, melancolia, odio, frustacao e etc… Como somos seres sociais e afetivos somos as vezes aprisionados por estes sentimentos e principalmente pela paixão, pois nao conhecemos o verdadeio amor, que foi revelado aos homens por Jesus. "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5 : 8)

Disse Jesus: “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mateus 6:21)

Onde é que esta o nosso tesouro?
O que é o nosso tesouro?

Muitos dizem:
__ ah meu namorado é o meu tesouro!
__ o meu carro é o meu tesouro!
__ Meu trabalho é tudo em minha vida!
__ Eu morro por meu amor!

Onde estiver o nosso tesouro ali estará o nosso coração. Se o nosso coração estiver totalmente no trabalho, não haverá mais espaço para Jesus nele; se o nosso coração estiver se dedicando totalmente a namorada ou namorado, não haverá espaço para Jesus.

O nosso tesouro deve ser Jesus.

Jesus ainda disse: sobre amar com todo o entendimento, com todo o pensamento. Em que nós pensamos? Ali estará o nosso tesouro. Se só pensamos constantemente no trabalho, em ganhar dinheiro, no carro, na namorada, ali está o nosso coração, e assim nos afastamos de Deus.

“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!” ( Jeremias 17:5)

Quando depositamos nossa confiança em um homem ou mulher, no namorado ou namorada, fazendo deles o nosso braço, ou seja, o nosso porto seguro, onde estamos asalvos de tudo e de todos, afastamos o nosso coração do Senhor.

A paixão é pecado e abominavel pelo Senhor Jesus:

“Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, paixão, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.” (Colossences 3:5-7)

Em outras traduções a palavra paixão vem como “afeição desordenada”, ou seja, um querer desordenado de uma pessoa, o que também significa, cobiça. O querer desordenado por algo é cobiça, que é pecado.

Em 2 Samuel 13:12-15; vemos:

“Porém ela lhe disse: Não, meu irmão, não me forces, porque não se faz assim em Israel; não faças tal loucura. Porque, aonde iria eu com a minha vergonha? E tu serias como um dos loucos de Israel. Agora, pois, peço-te que fales ao rei, porque não me negará a ti. Porém ele não quis dar ouvidos à sua voz; antes, sendo mais forte do que ela, a forçou, e se deitou com ela. Depois Amnom sentiu grande aversão por ela, pois maior era o ódio que sentiu por ela do que o amor com que a amara. E disse-lhe Amnom: Levanta-te, e vai-te.” (2 Samuel 13:12-15)

Amnon não era casado com Tamar e sentia um enorme desejo de a possuir, uma afeição desordenada, e a desejava tanto que a estrupou e logo após ter feito isso sentiu grande nojo dela. É assim que termina as grandes paixões, em frustrações, vergonha e aversão a pessoa que outrora se achava amar.

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” (Jeremias 17:9-10)

Por isso amados devemos sempre perguntar a Deus por meio do Senhor Jesus, como devemos proceder diante das nossas vontades, pois o nosso coração é enganoso. É Deus que sabe de todas as coisas que nos mostra por meio do seu Espirito Santo se estamos errados ou não . Devemos sempre pedir sabedoria para fazer o que O agrada.

Temos a verdade para nos libertarmos da cobiça, da paixão:

“ O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (I Corintios 13:4-7)

O amor não se porta com indecência, não busca os seus próprios interesses. Quando buscamos os nossos próprios interesses não amamos mais estamos apaixonados.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Proverbios 4:23)

Guarda o teu coração no Senhor Jesus, pois assim dele procederá a vida, pois se você guardar o Senhor Jesus no seu coração, se o ama-lo de todo o seu coração, você terá vida, pois Jesus disse:

"Disse-lhe Jesus: Eu Sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14:6)




Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado, pelo seu comentário. Você é sempre bem vindo.