terça-feira, 28 de julho de 2009

O que é o Batismo?

O texto base para se compreender o que é o batismo é a passagem de Nicodemos:

"Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus". (João 3:1-5)

Nesta passagem Jesus afirma que para se entrar no Reino de Deus temos que nascer da água e do Espirito, ou seja, existem dois batismos: o batismo nas águas e o batismo no espírito.
Mediante a palavra de Deus o batismo é?

- É O CRER EM JESUS CRISTO COMO SENHOR E SALVADOR SE REVESTINDO DE CRISTO.

"Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo." (Gálatas 3:27)

- É O RECEBIMENTO DA INDENTIDADE DE FILHOS DE DEUS

“Depois de batizado, Jesus saiu logo da agua. E viu o céu se abrir e o Espírito Santo de Deus descer como uma pomba, vindo sobre ele. E uma voz do céu disse: Este é o meu Filho amado, de quem me agrado”. (Mateus 3:16-17)

- É O RECEBIMENTO DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS


“ Pedro respondeu: arrependam-se, e cada um de voces seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e voces receberão de Deus o Espirito Santo.” (Atos 2:38)

"Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito." (I Coríntios 12:13)

"Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa." (Efésios 1:13)

- É O COMPROMISSO FEITO COM DEUS

“Que, prefigurando o batismo, agora tambem vos salva, o qual não é a remocao da impureza da carne, mas a promessa de uma boa consciência para com Deus pela ressurreicao de Cristo Jesus.” (1 Pedro 3: 21)

- É O SEPULTAMENTO DO HOMEM DESOBEDIENTE A DEUS E O RESSUSCITAR DA NOVA CRIATURA EM CRISTO JESUS.

“Portanto fomos batisados com Ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós tambem em novidade de vida” (Romanos 6:4)

"Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos." (Colossenses 2:12)

- É O ARREPENDIMENTO DOS PECADOS E PERDÃO DOS MESMOS POR MEIO DE JESUS

“E ele percorreu toda a regiao do Jordao, pregando o batismo de arrependimento para perdao de pecados.” (lucas 3.3)

“ Pedro respondeu: arrependam-se, e cada um de voces seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados, e voces receberão de Deus o Espirito Santo.” (Atos 2:38)

- É O RECEBIMENTO DAS PROMESSAS E DOS PLANOS DE DEUS PARA NOSSAS VIDAS

“ Mas os Fariseus e os doutores da lei rejeitaram o plano de Deus para si mesmos, pois não foram batizados por João.” (Lucas 7:30)

- É A PROTEÇÃO DE DEUS

”E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má”. (Mateus 12:43-45)

“Sabemos que todo o que vive de Deus não vive pecando, pelo contrario, aquele que nasceu de Deus o guarda, e o maliguino não o toca.” ( 1 João 5:18)

- É A SALVAÇÃO POR MEIO DO CRER EM JESUS CRISTO


"Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Marcos 16 : 16)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado, pelo seu comentário. Você é sempre bem vindo.